segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Bolsista: Wellington Carvalho Fontes - Primeiras impressões do PIBID


PRIMEIRAS IMPRESSÕES
Bolsista: Wellington Carvalho FontesPrimeiras impressões do PIBID

O PIBID, a princípio, se ateve a questões teóricas, ou seja, inteirou os bolsistas a despeito de temas que tratam da educação, bem como da estrutura e dos projetos pedagógicos implantados pelas escolas Ridalva, Frei Serafim e Mozart Tanajura.
Nesse sentido, foram apresentados textos teóricos e elementos áudios-visuais (filmes, slides) no intuito de auxiliar os orientandos no entendimento dos temas que balizam o referido projeto.
É relevante salientar, que este momento inicial foi crucial para todos os envolvidos na supradita atividade, pois para que haja sucesso nos momentos posteriores é fundamental que haja, efetivamente, um bom arcabouço teórico, afim de sustentar o que será aplicado na prática docente. Num momento seguinte, foram fomentados debates a respeito dos temas envolvendo educação e sociedade, que foram muito produtivos, no sentido de endossar o que foi apreendido com os textos teóricos. De fato ocorreram muitas divergências no grupo sobre os temas abordados, entretanto tais discussões enriqueceram de forma decisiva a criticidade dos bolsistas a cerca das práticas pedagógica. Vale enfatizar a boa mediação das orientadoras nesses debates. Posteriormente, pôde-se entrar nas finalidades do projeto, por assim dizer, pois os bolsistas foram orientados a iniciar uma espécie de “mini projeto”, juntamente com as coordenadoras, para serem aplicados nas supracitadas escolas, com o objetivo de complementar as atividades de leitura e escrita dos alunos, também iniciando os bolsistas na atividade docente, haja vista que esses tomariam a frente dos referidos projetos nas escolas.
Vale ressaltar, que os bolsistas e coordenadoras tanto idealizaram, quanto executaram o projeto nas instituições. Portanto, conclui-se que as primeiras etapas do projeto foram muito produtivas, tanto na parte teórica quanto na prática, sendo bem orientado e bem coordenado, e com previsão de bons resultados para o semestre seguinte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário