Programa
Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID:
Revisitando o Ensino de Gramática nas Escolas do Ensino Fundamental
Dayana
Junqueira Ayres Silva
E-mail:
dayana.ayres@hotmail.com
Ester
Maria de Figueiredo Souza
E-mail:
emfsouza@gmail.com
Universidade
Estadual do Sudoeste da Bahia
Artes,
Linguagens e Educação Física
RESUMO
O Trabalho é
resultante das ações do subprojeto do PIBID - Letras, da
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, no âmbito do ensino de
Língua Portuguesa para o Ensino Fundamental, abordando o currículo
e a formação para docência. Este artigo articula o ensino e a
pesquisa no curso de Letras, expondo intervenções pedagógicas
planejadas a partir das orientações e objetivos do Projeto
Institucional PIBID - UESB. Para exemplificar essa relação,
delimitamos o ensino de gramática. Tal temática tem sido enfatizada
nas pesquisas em Educação e Linguística. Iniciado no ano de 2010,
o PIBID tem debatido com estudantes do curso Letras Modernas e
Vernáculas, questões pertinentes ao trabalho com a linguagem na
educação básica. Como pesquisadores desse programa, preocupamo-nos
com o ensino da gramática na escola. Este texto reflete algumas
preocupações relacionadas à prática pedagógica com a gramática
no Ensino Fundamental. Selecionamos para análise uma produção
textual, expondo desvios da norma culta, mais comuns nos textos dos
alunos, e propondo por meio da abordagem funcionalista do ensino de
gramática, a reescrita textual como procedimento didático para o
ensino e a aprendizagem da língua portuguesa. O artigo é resultado
de um projeto de intervenção pedagógica aplicado numa escola
pública municipal e apresenta como conclusão do estudo realizado a
relevância do normativismo gramatical, contanto que este ensino
gramatical seja respaldado na contextualização das práticas com a
linguagem.
Palavras-chave:
Ensino,
Gramática, Língua Portuguesa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário