terça-feira, 27 de março de 2012

Comunicação Seminário IAT


 

Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID: Revisitando o Ensino de Gramática nas Escolas do Ensino Fundamental

Dayana Junqueira Ayres Silva
E-mail: dayana.ayres@hotmail.com
Ester Maria de Figueiredo Souza
E-mail: emfsouza@gmail.com
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
Artes, Linguagens e Educação Física

RESUMO


O Trabalho é resultante das ações do subprojeto do PIBID - Letras, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, no âmbito do ensino de Língua Portuguesa para o Ensino Fundamental, abordando o currículo e a formação para docência. Este artigo articula o ensino e a pesquisa no curso de Letras, expondo intervenções pedagógicas planejadas a partir das orientações e objetivos do Projeto Institucional PIBID - UESB. Para exemplificar essa relação, delimitamos o ensino de gramática. Tal temática tem sido enfatizada nas pesquisas em Educação e Linguística. Iniciado no ano de 2010, o PIBID tem debatido com estudantes do curso Letras Modernas e Vernáculas, questões pertinentes ao trabalho com a linguagem na educação básica. Como pesquisadores desse programa, preocupamo-nos com o ensino da gramática na escola. Este texto reflete algumas preocupações relacionadas à prática pedagógica com a gramática no Ensino Fundamental. Selecionamos para análise uma produção textual, expondo desvios da norma culta, mais comuns nos textos dos alunos, e propondo por meio da abordagem funcionalista do ensino de gramática, a reescrita textual como procedimento didático para o ensino e a aprendizagem da língua portuguesa. O artigo é resultado de um projeto de intervenção pedagógica aplicado numa escola pública municipal e apresenta como conclusão do estudo realizado a relevância do normativismo gramatical, contanto que este ensino gramatical seja respaldado na contextualização das práticas com a linguagem.


Palavras-chave: Ensino, Gramática, Língua Portuguesa.


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