segunda-feira, 2 de abril de 2012

Gêneros textuais: Aprendiz de jornalista e o mundo encantado das fábulas


A ação foi desenvolvida na escola municipal Frei Serafim do Amparo, com alunos do ensino fundamental, nas aulas de Língua Portuguesa. Os projetos desenvolvidos foram: “O mundo encantado das fábulas” e “Aprendiz de jornalista”.

O projeto foi aplicado em uma turma de 6 º ano – fábulas e  duas turmas de 7ª ano, coma produção de um jornal impresso com notícias da cidade. Posteriormente, na culminância do projeto, toda comunidade escolar foi envolvida com a participação de professor de matemática e exposição do material produzido no pátio da escola.

Objetivos do projeto de ensino
·         Ler e discutir diferentes gêneros textuais através da exposição dos mesmos em sala de aula;
·         Compreender como se estrutura uma fábula e uma notícia de jornal impresso por meio de aulas expositivas;
·         Produzir e reescrever textos obedecendo à língua normativa com a orientação dos bolsistas e do supervisor;
·         Socializar os textos escritos com toda a escola com um “sarau”.
Resultados para os bolsistas do PIBID
Os resultados oportunizaram a formação para a docência e conhecimento de  processos constitutivos da pesquisa para o ensino. Com base na perspectiva etnográfica, delimitou-se o cotidiano escolar, observando sua estrutura física e pedagógica. Já no campo do ensino nos envolvemos com a prática docente.
Resultado para os alunos da escola
Através do contato com diferentes gêneros textuais os alunos tiveram a oportunidade de conhecer melhor a língua normativa. Além disso, puderam desenvolver a linguagem escrita, no desenvolvimento dos textos e na reescrita dos mesmos, e oral através das discussões realizadas em sala de aula.
Conclusão
Programas como o PIBID possibilitam ao graduando vivenciar o cotidiano escolar, interagindo com situações reais de ensino e aprendizagem. Entendemos que, através de metodologias inovadoras, é possível realizar atividades aproximem a docência da prática da pesquisa.
Referências
ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso de. Etnografia da pátria escolar. Campinas, SP: Papirus, 1995
ATAÍDE, Joanita Mota. A Notícia e sua Estrutura. Disponível em http://lucajor.vilabol.uol.com.br/estrutnot.htm. Acesso em 12/10/10.
Você sabe o que são meios de comunicação? Disponível em http://www.superkid.com.br/pergunte/comunicacao/index.php. Acesso em 12/10/10.
Surgimento do jornal. Disponível em http://www.arianefonseca.com/index.php/de-olho-na-midia/o-surgimento-do-jornal-impresso. Acesso em 12/10/10

Nenhum comentário:

Postar um comentário