Para nossa surpresa o deslumbre foi curto, pois ele foi substituído por espanto, já que a teoria está bem longe da prática realizada em nossos tempos nas escolas municipais. Após ouvirmos a teoria, tivemos que enfrentar a realidade da sala de aula como observadores, foi nesse momento que ocorreu o espanto. É muito difícil para um professor aplicar para seus alunos o que aprende na Universidade, uma vez que o dia a dia deles é cheio de contratempos. Com essa observação pudemos refletir como o projeto é muito importante para o nosso futuro profissional, já que estamos aprendendo a teoria e colocando-a em prática em seguida.
Contudo, não podemos ficar espantados para sempre, pois a arte de educar é linda até mesmo com os aborrecimentos que o cotidiano nos impõe. A nossa expectativa é que consigamos melhorar ao menos um pouco essa profissão um tanto quanto árdua que é a do ensino. O PIBID está sendo muito importante para nos mostrar as vias que podemos tomar, para que a nossa direção não se desvie desse percurso que é muito longo. O projeto surgiu para orientar docentes a enxergar a realidade como ela é e se possível modificá-la na medida em que for possível. Queremos ser professores capazes de mudanças, para que de alguma maneira façamos a diferença em nosso trabalho. Se conseguirmos alcançar esse objetivo, tanto nós docentes quanto os discentes seremos pessoas melhores. Sabemos que não será fácil, pois são anos e anos de tradição, mas não podemos nos acomodar, temos que lutar para que a diferença não fique apenas no papel, mas que coloquemo-la em prática.
ANA PAULA RAMOS SANTOS.
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