sexta-feira, 30 de novembro de 2012

NARRATIVA


Imagens e espelho

Bolsista Júlia dos Anjos Correia
        As imagens apresentadas pela professora Cris são instigantes, pois mostra realidades bem conhecidas de nosso cotidiano, até mesmo em cidades pequenas como é o caso da nossa que é a falta de transportes e, ainda apresenta essa realidade entre duas culturas distintas a do ocidente e a do oriente, levando nos a refletir que, apesar de termos a cultura  diferente, os problemas  enfrentados são bem parecidos. Essas imagens seriam um ótimo ponto de partida para belas discussões sobre os problemas sociais que a população mundial enfrenta.
Apesar das imagens não apresentarem nenhum texto verbal pude fazer essas inferências porque não nos limitamos apenas à linguagem verbal, a não verbal apesar de não usar palavras expressam tanto quanto um texto escrito. Ao lermos as imagens, que foi apresentada, somos levados a refletir sobre o que o autor quis transmitir e, logo, nos remetemos a diversas coisas, valores, crenças, culturas.
Diante dessa possibilidade, essas fotografias seriam um material muito rico para uma aula de português no Ensino Médio.  A aula seria, a princípio de redação, mas antes eu  explicaria o sentido de textos verbais e não verbais. Ao apresentar as imagens eu pediria que eles lessem, depois, oralmente estimularia uma discussão, e mais adiante uma produção textual, ou seja, um texto verbal.  Para a produção do texto verbal eu faria diversos questionamentos para os alunos no intuito de ajudá-los na sua reflexão, como por exemplo, o que eles acreditam que o autor quis evidenciar nas quatro imagens? Quais as diferenças e as semelhanças entre elas? Que sentimento o autor transmitiu para você ao ver as fotografias? O que é possível fazer para que essa realidade seja mudada?
Não sei se entendi bem o processo de multiletramentos, mas acredito que essa imagem nos dá essa possibilidade, pois, a partir delas, podemos circular entre diversas disciplinas, Geografia, Arte, Cultura, Linguística, literatura. Isso, a partir de um registro de uma imagem. Fantástico!

Referência bibliográficas:

SARMENTO, Leila Luar; TUFANO, Douglas. Português literatura, Gramática, Produção de texto. Editora Moderna 1ª Edição, São Paulo, 2010.
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência
Projeto Institucional Microrrede Ensino-Aprendizagem-Formação-  Núcleo de trabalho PIBID LETRAS e IC

Nenhum comentário:

Postar um comentário