Imagens e espelho
Bolsista Júlia dos Anjos Correia
As imagens apresentadas pela
professora Cris são instigantes, pois mostra realidades bem conhecidas de nosso
cotidiano, até mesmo em cidades pequenas como é o caso da nossa que é a falta
de transportes e, ainda apresenta essa realidade entre duas culturas distintas
a do ocidente e a do oriente, levando nos a refletir que, apesar de termos a
cultura diferente, os problemas enfrentados são bem parecidos.
Essas imagens seriam um ótimo ponto de partida para belas discussões sobre os
problemas sociais que a população mundial enfrenta.
Apesar das imagens não apresentarem nenhum texto verbal pude fazer essas
inferências porque não nos limitamos apenas à linguagem verbal, a não verbal
apesar de não usar palavras expressam tanto quanto um texto escrito. Ao lermos
as imagens, que foi apresentada, somos levados a refletir sobre o que o autor
quis transmitir e, logo, nos remetemos a diversas coisas, valores, crenças,
culturas.
Diante dessa possibilidade, essas fotografias seriam um material muito
rico para uma aula de português no Ensino Médio. A aula seria, a
princípio de redação, mas antes eu explicaria o sentido de textos verbais
e não verbais. Ao apresentar as imagens eu pediria que eles lessem, depois,
oralmente estimularia uma discussão, e mais adiante uma produção textual, ou
seja, um texto verbal. Para a produção do texto verbal eu faria diversos
questionamentos para os alunos no intuito de ajudá-los na sua reflexão, como
por exemplo, o que eles acreditam que o autor quis evidenciar nas quatro
imagens? Quais as diferenças e as semelhanças entre elas? Que sentimento
o autor transmitiu para você ao ver as fotografias? O que é possível fazer para
que essa realidade seja mudada?
Não sei se entendi bem o processo de multiletramentos, mas acredito que essa
imagem nos dá essa possibilidade, pois, a partir delas, podemos circular entre
diversas disciplinas, Geografia, Arte, Cultura, Linguística, literatura. Isso,
a partir de um registro de uma imagem. Fantástico!
Referência bibliográficas:
SARMENTO, Leila Luar; TUFANO, Douglas. Português literatura,
Gramática, Produção de texto. Editora Moderna 1ª Edição, São Paulo, 2010.
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência
Projeto Institucional Microrrede Ensino-Aprendizagem-Formação-
Núcleo de trabalho PIBID LETRAS e IC
Nenhum comentário:
Postar um comentário