Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência
Projeto Institucional Microrrede Ensino-Aprendizagem-Formação-
Núcleo de trabalho PIBID LETRAS e IC
Aluna: Júlia dos Anjos Correia
Narrativa 02
Ao lermos o conto de Machado de Assis, “O espelho” nos deparamos com a
história de Jacobina e sua duas almas ou suas marcas identitárias. Uma
construída a partir do título de Alferes da guarda municipal que ele havia
ganhado e a outra aquela que apenas ele conhecia a pessoal. Jacobina em certo
momento da vida vive um dilema, a solidão. E, através de um espelho, e do
fardamento de Alferes ele passa a conhecer a sua outra identidade,
aquela construída a partir do meio em que trabalhava e que fora
dada pelos seus amigos e parentes, e que ele, até aquele momento,
ainda não havia dado conta. E então,diante de um espelho, Jacobina
passa a utilizar essa outra sua marca identitária para amenizar sua
solidão.
Esse conto retrata, de certa forma, a vivência da maioria dos
profissionais inclusive o professor, o qual recebe identidade
profissional ( professor de português) entre outros. Essa identidade formulada
a partir das relações sociais que são estabelecidas entre ele seus
alunos, assim como com outros profissionais da mesma área e o com espaço que
ambos convivem. A identidade profissional caminha junto com a pessoal, embora
distintas são indissociáveis. É o que a Análise do Discurso chama
de sujeito discursivo e sujeito empírico. As pessoas que nos cerca, na maioria
das vezes, só enxergam o sujeito discursivo, mas por detrás desse sujeito há o
empírico. Ambos recebem influência do outro ao mesmo tempo em que são distintos.
Portanto, é muito interessante reconhecer que a partir de nossos
discursos recebemos “identidades” e que também somos formados, também,
por meios dos discursos dos outros. Além disso, nosso discurso e nossa
identidade também serão protagonistas para formação de novas identidades. Todo
esse processo destaca a importância da linguagem, porque é por meio dela,
verbal e não verbal, que tudo isso acontece.
Referências bibliográficas:
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